top of page
Fotografias:

Ruff

2015, apoio 3Dsystems, will.i.am ,Crafting Wearables , USC.

 

Ruff é uma peça usável impressa em 3D concebida e desenvolvida pela arquiteta Behnaz Farahi e pela designer de moda Pauline Van Dongen.

O nome do projeto têm como inspiração a gola dobrada de proteção usada na Europa Ocidental a partir de meados do século XVI até XVII.

Ruff exemplifica como a impressão 3D pode ter um papel importante na forma, aumentando as experiências corporais, e oferecendo também uma nova oportunidade para a roupa se poder interagir com o que a rodeia. 

O interesse de ambos os designers, foi dar enfâse à interação entre os órgãos e o ambiente circundante.

O projeto teve um tempo limite de três semanas, os designers  foram limitados a materiais rígidos e frágeis, onde após várias experiências, a estrutura da peça foi uma mola flexível que continuava a possuir a sua característica mesmo quando associada a um material rígido, impresso a 3D. Assim sendo, a sua conceção tomou a forma de uma bobine espiral ou dobrada que se move com o movimento do corpo, a peça é constituída por molas de nitinol que vão acionar a contração ou a expansão de movimento da espiral impressa em 3D. 

O resultado final consiste na respiração como um entidade orgânica que parece "rastejar" sobre o corpo.

Os criadores acreditam que a noção de tais sistemas responsivos, embora ainda especulativos, podem vir a  enfrentar numerosos desafios de design, especialmente considerando as tecnologias emergentes como sendo capazes de amplificar as qualidades performativas de tecidos.

Vídeo:
bottom of page