top of page
Fotografias:

Caress Of The Gaze

2015, apoio da Autodesk, PIER9, MADWORKSHOP.

 

E se a nossa roupa pudesse reconhecer e responder ao olhar de alguém ?

O projeto Caress of the Gaze demonstra-nos isso mesmo, é uma peça de vestuário impressa em 3D, vestível e interativa, que pode detetar o olhar de uma pessoa e responder com movimento.

Este projeto está influenciado pela nossa pele  que se encontra em constante movimento, esta expande-se, contrai-se e muda de forma consoante os diferentes estímulos externos e internos, não só referentes á temperatura e á humidade mas também a sentimentos como medo, alegria, raiva, … a questão que se impõem é se a roupa se poderá comportar como uma pele artificial capaz de mudar de forma e de interagir de acordo com o mundo, definindo questões sociais como a intimidade, sexo e até mesmo identidades pessoais.

Caress of the Gaze levanta um série de questões: em primeiro lugar demonstra como os avanços tecnológicos podem contribuir para o mundo da moda, tendo as impressoras 3D um papel fundamental combinando diferentes tipos de materiais. Em segundo lugar explora o potencial de um sistema de accionamento, o qual é montado como uma forma de sistema muscular usando atuadores de liga com memória de forma (SMA) que informa o movimento da pele. Em terceiro lugar , investiga como a nossa roupa poderia interagir com as pessoas, para tal é utilizada uma imagem que é obtida através do sensor de uma câmara tecnológica que deteta o sexo, a idade e a orientação do olhar, tudo isto é usado para comunicar com o microcontrolador que irá acionar os vários nós da peça.

Este projeto aborda o campo emergente de estruturas mudando de forma e sistemas interativos que liga os mundo da moda, arte, tecnologia e design com o intuito de repensarmos a relação que existe entre os nossos corpos e o ambiente que os rodeia.

Vídeos:
bottom of page